Entendendo MVCPHP5

2324 palavras 10 páginas
Desenvolvimento em 3 camadas utilizando MVC e PHP 5

Introdução

O início da utilização de linguagens comerciais foi marcado pelo desenvolvimento de sistemas aplicativos monolíticos, instalados em máquinas isoladas. Esses aplicativos geravam uma imensa quantidade de linhas de código para a sua implementação, o que tornava a tarefa de manutenção extremamente difícil, além de complexa e onerosa. Era muito comum encontrar sistemas contendo todas as funcionalidades do aplicativo em uma única grande camada como demonstra a figura abaixo.

Com a necessidade de separar a lógica de acesso aos dados do restante da aplicação surgiram as aplicações em duas camadas. Nesse tipo de aplicação a lógica de acesso aos dados estava separada do restante da aplicação, permitindo assim vários programas acessarem a mesma base de dados. Apesar desta evolução na arquitetura os sistemas ainda eram potencialmente monolíticos, pois a lógica de apresentação (interface homem máquina) e a lógica de negócio (algoritmos do sistema), estavam reunidas em uma única camada.

Com o advento da Internet esta arquitetura teve que ser alterada, pois o tempo necessário para carregar todos os componentes da regra de negócio na estação cliente em um aplicativo Web era extremamente elevado, tornando assim o sistema inviável. Houve a separação lógica do negócio da interface com o usuário.

A separação em camadas lógicas tornou os sistemas mais flexíveis permitindo que as partes pudessem ser manipuladas de forma independente. As funcionalidades da camada de negócio podem ser divididas em classes as quais podem ser agrupadas em pacotes ou componentes minimizando as dependências entre as classes e pacotes. O modelo de três camadas tornou-se a arquitetura padrão para sistemas corporativos com base na Web.

Juntamente com a popularização da Arquitetura de Camadas ressurgiu o modelo MVC de desenvolvimento. Este modelo traz simplicidade e coerência à interfaces. Apesar da popularização simultânea destes

Relacionados