Ensinamentos de Jesus e a cidadania
Bruno Arâmbula Santos
Resumo
Introdução A política é um elemento presente em nossas vidas mais do que pensamos, pois não só em governos se exerce, mas também em igrejas onde há líderes de grupos e ministérios, pastores e superintendentes, mas também em nossa casa, onde há uma hierarquia, um cabeça, alguém que administra a casa. Em toda política há um serie de direitos e deveres, assim podemos citar a de uma família, o Homem tem o dever entre vários, de dar um boa educação, saúde e base bíblica aos filhos e tem o direito de ser respeitado e obedecido por eles, assim é em outras instituições, como escola, igreja entre outros. Esses direitos e deveres para com a sociedade onde vivemos se chama Cidadania.
DESENVOLVIMENTO
A Bíblia não está dissociada da vida política. Tendo Deus formado a terra e dado o governo sobre a terra à Adão, Adão tendo sua esposa, são propostos a povoar a terra formariam famílias, nações e gerações enfim, haveria de nascer e começar a florescer ideias políticas, e junto a cidadania, sendo direitos e deveres de cada indivíduos no Jardim do Éden, com ocorrido de sua desobediência o primeiro casal foi expulso do Éden, formando sua família sem as bênçãos de Deus. A história conta sobre gerações, promessas de Deus e a formação de uma nação, essa sendo escolhida de Deus, os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, a Nação chamada de Israel, que depois de êxodo conquista as terras de Canaã, Liderados por Moises e posteriormente por Josué também tinha suas políticas, leis e códigos de ética.
A lei
No Pentateuco, ou os chamados Cinco Livros da Lei de Moisés, se percebe claramente o caráter social da ética dos hebreus. Nos cinco livros, há exemplos claros de que o critério hebreu para o convívio humano se pauta pelo reconhecimento de direitos que eram reportados como Lei de Deus. O Código Mosaico (de Moisés) parte do pressuposto de que a Vontade de Deus é soberana e norteia toda a ação e o convívio humano. E