Ensaios
O objetivo desse procedimento é determinar descontinuidades em materiais metálicos a partir dos ensaios visuais e líquido penetrante.
PROCEDIMENTO
1. Ensaio por líquido penetrante
1.1. Preparação de superfície: Neste processo são utilizadas ferramentas mecânicas para escovamento, esmerilhamento, jateamento ou usinagem.
Com o fim de não se obstruir as descontinuidades da superfície, não se deve utilizar jato de areia, pistola de agulhas, granalha, etc.
Obs.: No caso de aços inoxidáveis e liga de níquel devem ser utilizadas ferramentas exclusivas para esses materiais e devem atender os seguintes requisitos: a) ser de aço inoxidável ou ser revestido por aço inoxidável.
b) os discos de corte ou esmerilhamento devem ter alma de nylon ou similar. 1.2. Limpeza: Devem ser utilizados solventes constantes do procedimento qualificado. 1.3. Aplicação do liquido penetrante e tempo de penetração: A camada de liquido penetrante deve cobrir toda a área de ensaio prevista e ser mantida úmida durante todo o tempo de penetração. Deve-se deixar tempo suficiente para a completa penetração das descontinuidades.
Obs.: de 10ºC a 52ºC: deve-se adotar o tempo mínimo de penetração especificado pelo fabricante, porém sendo sempre superior a 10 minutos e inferior a 60 minutos.
1.4. Aplicação do revelador: A aplicação do revelador deve ser feita de modo a se obter uma camada fina e uniforme sobre toda a superfície em ensaio e não é permitido o uso de pincéis, escovas e similares. Para aplicação através de pulverização por meio de ar comprimido, a pressão máxima permitida é de 210 kPa. Para reveladores úmidos aquosos, o tempo de secagem da água pode ser diminuído com o uso de sopro de ar quente, desde que a temperatura da superfície não exceda a temperatura máxima indicada no experimento.
1.5. Iluminação: A iluminação deve ser adequada para assegurar que não haja perda de sensibilidade. A intensidade mínima de luz ambiente recomendada para líquido