Enigma da religiao
Faculdade de Ciências Sociais
Curso de Serviço Social
Marcio Silva Campelo
Alan de Jesus Ferreira
A Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS
POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS DO IDOSO
Trabalho entregue à disciplina de Direito e Legislação Social, como atividade de conclusão do 6º mestre, sob a orientação do Profº Dr. Carlos Simões.
São Paulo – SP
2011
A Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS
POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS DO IDOSO
Introdução
A terceira idade é e deveria ser considerada por todos, um tempo maravilhoso da vida. A velhice é o tempo da contemplação, da pausa, do descanso e da reflexão de tudo o que construiu ate o momento. Mas a improdutividade e falta de amor é o que acaba entristecendo a terceira idade.
O mais importante, é perceber os valores pessoais, as experiências que se adquiriu ao longo da vida e elaborar um "plano de ação" para esse novo tempo da vida. De qualquer forma, é necessário que haja incentivos e ações suficientemente para superar, e que desfrute de uma velhice feliz. E quanto mais forte estiver emocionalmente um idoso, menos se sentirá ameaçado pelas outras pessoas ou pelas circunstâncias. Em qualquer fase da vida a capacidade de se adaptar ao novo é essencial para gozar o prazer em viver, aprendendo com o mais novo ou com o mais velho, seja ensinando ao mais novo ou ao mais velho.
Pessoas com idade igual ou superior a sessenta anos têm crescido rapidamente. A pirâmide etária do Brasil mudou, não somos mais um país tão jovem com antes. Pessoas com mais de 50 anos representavam, há 25 anos atrás, 11% da população. Agora são de 16% e a tendência é crescer. O Brasil esta na lista dos 10 paises com a maior população idosa do mundo. Com idade avançada, doentes e sem aposentadoria, os idosos não encontram condições de trabalho, são abandonados pelas própria famílias e até “esquecidos” nas vias públicas, hospitais e casas de acolhimento.
O