Engenheiro Mecânico
ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
TURMA 18
Prof. ENG. SEG. TRAB. FERNANDO JOSÉ PEREZ
ELOI AFFONSO MAGRINI – RGM 74650
1. Introdução
Com o crescimento da indústria mecânica, seja no parque industrial da indústria metalúrgica, como também na indústria da construção mecânica, que tem crescido muito nas últimas décadas, necessitando cada vez mais dos recursos de corte a solda.
Junto com este crescimento, vem a necessidade cada vez maior do uso dos recursos de corte a solda.
Justifica-se a execução deste trabalho tendo em vista que o aumento do uso deste tipo de equipamento é uma atividade obrigatória no ciclo da construção mecânica, estando presente em todas as fases ou processos de construção mecânica envolvendo desde a preparação da matéria prima, seu processo de manufatura até o produto final.
Utilizando o equipamento adequado e seguindo corretamente as normas de segurança, pode-se realizar a atividade de corte ou solda sem correr o risco de um acidente por explosão.
2. Definição
Uma explosão é um processo caracterizado por súbito aumento de volume e grande liberação de energia, geralmente acompanhado por altas temperaturas e produção de gases. Uma explosão provoca ondas de pressão ao redor do local onde ocorre. Explosões são classificadas de acordo com essas ondas: em caso de ondas subsônicas, tem-se uma deflagração, em caso de ondas supersônicas ondas de choque, tem-se uma detonação.
3. Objetivo
O propósito do presente trabalho é mostrar e divulgar os procedimentos no que se refere ao uso dos dispositivos de segurança do sistema oxi – acetilênico. Atualmente a norma brasileira ABNT NBR ISSO 5175, referência deste trabalho, obriga a utilização de válvulas de proteção nos cilindros de oxigênio e acetileno. Esta válvula de proteção evita que a chama retrocede e atinja os cilindros de gases.
4. Características dos produtos
4.1. Acetileno
O acetileno C 2 H 2 é um gás puro que necessita ser