Enfermagem
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
TURMA V52
Processo de Cuidar IV
Tutor EAD: Mirna Coelho de Barros
Acadêmicos:
Adriana Costa Sousa: RA: 307554
Francisca de Jesus Silva: RA: 292019
Joana Dark dos Reis Queiroz: RA: 306961
Karine dos Santos Lima RA: 330072
Suane Barros Cunha: RA: 292701
Wanny Regina Guimarães da Silva RA: 292823
Florence Nighintgale
As concepções teóricos-filosoficas de enfermagem desenvolvidas por Nightingale tiveram como base observações sistematizadas e registros estáticos extraídos de sua experiência prática no atendimento diário a doentes. Dessa vivencia, foram obtidos quatro conceitos fundamentais: ser humano, meio ambiente, saúde e enfermagem. Esses conceitos, considerados revolucionários para sua época, foram revistos e ainda hoje se identificam com as bases humanísticas da enfermagem, tendo sido revigorados pela teoria holística.
Hildegard E. Peplau e a teoria do relacionamento interpessoal
No caso do profissional de enfermagem, ele se esforça para desenvolver um relacionamento de confiança com o paciente e, a medida que essa confiança com o paciente aumenta, o profissional ajuda o paciente a identificar os problemas e a encontrar as soluções potenciais.
Dorothea Orem e a teoria do déficit de auto cuidado
Afirma que, quando capazes, os indivíduos cuidam de si mesmos. Entretanto, se a pessoa for incapaz de proporcionar o auto cuidado, o profissional de enfermagem providenciara a assistência necessária. Para as crianças, os cuidados de enfermagem são requeridos quando os pais ou responsáveis não são capazes de propiciar a quantidade e a qualidade de cuidado necessário.
Teoria de Imogenes King
O foco central da estrutura desta teoria é o homem, o dinamismo do organismo humano, cujas percepções seletivas de objetos, pessoas e acontecimentos influenciam seu comportamento, sua interação social e sua saúde. As