Energia Hidroelétrica
Introdução Neste trabalho iremos abordar o tema relacionado com a energia hidroelétrica, abrangendo-se assim questões relacionadas com o funcionamento de barragens, com as vantagens e desvantagens deste tipo de energia renovável, assim como o ponto de situação em Portugal e o que está previsto ser feito no futuro.
A Energia Hidroelétrica é uma energia renovável, o que significa que tem como fonte materiais que a Natureza é capaz de repor (renovar) rapidamente, não se esgotando. Assim, como a energia hidroelétrica usa a força da água como fonte de energia e sendo a água em si, uma fonte dita como inesgotável no nosso planeta, é normal que a energia hidrolétrica se inclua no lote das energias renováveis. Através deste tipo de energia evita-se o uso de combustíveis fósseis e, além disso, com este tipo específico de energia é possível o armazenamento de grandes massas de água doce nas albufeiras.
Ao longo do trabalho iremos aprofundar estes conceitos relacionados com a Energia Hidroelétrica, contando também um pouco da história do surgimento desta energia.
Energia Hidroelétrica
A Energia Hidroelétrica (também designada de energia hídrica ou hidráulica) é aquela obtida a partir da energia potencial de uma massa de água de um rio, ou seja da capacidade de gerar movimento da água. Esta energia cinética é potenciada por elevados relevos e inclinações do leito do rio que aumentam a velocidade com que a água se deslocará, e consequentemente a quantidade de eletricidade que poderá ser produzida.
Antes demais é necessário referir que, nos primórdios das civilizações a força da água começou por ser utilizada para a moagem de cereais, método que hoje em dia continua a ser utilizado, apesar de menos frequente. Este tipo de utilização da água é apenas definida por energia hídrica já que não existe a produção de eletricidade, a moagem é feito apenas por estruturas que aproveitam a energia cinética