emprego/desemprego

848 palavras 4 páginas
EMPREGO / DESEMPREGO

Nos últimos meses, temos visto nos mecanismos de imprensa, matérias colocando em dúvida a capacidade brasileira de planejamento e organização, devido principalmente, a realização de grandes eventos esportivos que serão sediados pelo País. Acessando as fontes sugeridas, verificamos que estas duvidas também poderiam ser colocadas nas políticas econômicas efetivadas junto a nossa economia, deste o início do processo produtivo do Brasil colônia onde a capacidade de trabalho, era obtida na forma da escravatura, que permaneceu até o final do século XIX, enquanto nos países desenvolvidos e mais ricos, já havia ocorrido abolição deste sistema, inclusive em alguns casos, permitindo acesso a benefícios das políticas sociais e econômicas a esta enorme massa de trabalhadores.
Com a ocorrência da revolução industrial na Europa, surgiu uma massa de desempregados, ocasionada pela evolução tecnológica dos novos equipamentos de produção que substituía significativamente em padrões cada vez maiores o uso de mão de obra, e o êxodo rural pela oferta de melhores salários nos processos de produção realizados nos grandes centros urbanos. Porém as questões relativas ao emprego nem sempre foram o objeto das políticas sociais e de conjuntura econômica. No Brasil, este fenômeno ocorreu deste a substituição da política agroexportadora, pela política de industrialização. Resultando em diversos períodos, índices de emprego/desemprego indesejáveis, provocado pelos diversos planos e políticas que foram adotados pelos governos, que em muitas vezes sem os resultados proposto e com o planejamento macroeconômico apenas atendendo determinados setores e não a economia de forma ampla.
Ter um emprego gera uma integração social. Sendo o direito ao trabalho reconhecido Constitucionalmente em diversos países. Emprego é a função e a condição das pessoas que trabalham, em caráter temporário ou permanente, em qualquer tipo de atividade econômica, remunerada ou não, e como

Relacionados