Empregabilidade - relatorio técnico
O termo empregabilidade surgiu no final dos anos 90, criado por foi criado por José Augusto Minarelli, é definido como a qualidade que a pessoa possui e se está preparada para as exigências do mercado de trabalho. Quanto mais suas habilidades se aproximarem do perfil profissional exigido, maiores serão as chances no mercado de trabalho, portanto, maior será sua empregabilidade.
Uma pessoa sem empregabilidade é uma pessoa que, para de estudar; para de se atualizar, se acomoda; perde o interesse em anúncios de emprego; deixa de conhecer novas pessoas, acha que salário, mesada ou poupança vão durar para sempre; fica adiando para o ano seguinte projetos antigos.
Uma pessoa com empregabilidade tem preparo técnico, sabe liderar pessoas, tem habilidade política, habilidade de comunicação (no mínimo fala dois idiomas), habilidade em marketing, habilidade em vendas, tem ética, cuida do corpo.
Nesse estudo conclui-se que a empregabilidade relaciona-se com a realidade de todo e qualquer profissional, e para obter trabalho adequado e contínuo, o profissional precisa ter condições de ser empregável, ou seja, não pode parar de estudar, se atualizar, se acomodar, deixar de conhecer novas pessoas, entre outros.
Não basta apenas ter um diploma para ser inserido no mercado de trabalho é importante que o profissional tenha consciência de suas verdadeiras competências e