Empreendedorismo
ESTUDO DE CASOS DE EMPRESAS DE SUCESSO E INSUCESSO
RACIOCÍNIO:
O artigo faz uma análise sobre empreendedorismo e seus principais conceitos, bem como sobre pontos importantes para trajetórias bem-sucedidas de empreendedores. São examinados dois casos brasileiros, de empreendedores, suas empresas e produtos frente a situações de insucesso e sucesso. Este desenvolve em duas partes, uma conceitual e outra aplicada, sendo que na primeira se refere a uma reflexão sobre pontos importantes para trajetórias bem-sucedidas de empreendedores no qual se envolve conceitos sobre empreendedorismo, ideias, oportunidades, planos de negócios relacionados a empreendimentos e já na segunda se verifica de acordo com os conceitos desenvolvidos, dois casos de empresas brasileiras iniciantes, sendo que o primeiro se caracterizou como insucesso e outro como sucesso.
Foram examinadas obras de referência sobre empreendedorismo, artigos acadêmicos e base de dados eletrônicos e, além disso, o autor adotou a abordagem do estudo de caso e se baseou nas apresentações que os empreendedores e co-autores do artigo fizeram em um painel acadêmico sobre suas experiências de sucesso e de insucesso.
O autor explica que o empreendedorismo já vem sendo exercido pela a humanidade há muito tempo. E que o progresso e a evolução desta área vêm ocorrendo porque as pessoas estão buscando oportunidades para melhorar de vida. E que quando esses empreendimentos são bem-sucedidos os objetivos são alcançados e quando não o são tem se oportunidades de aprendizado, assim tais resultados positivos e negativos tem importância para o desenvolvimento humano através dos tempos.
Outro ponto importante é as ideias e oportunidades de negócios que são amplas e tem como características: descobertas tecnológicas, acontecimentos econômicos, mudanças demográficas e de estilos de vida, mudanças governamentais e descobertas de recursos. As ideias de negócios podem ser agrupadas em