emprededorismo
Autoria: Francisco Antônio Barbosa Vidal, Joselias Lopes dos Santos Filho
Resumo
A influência do comportamento empreendedor e dos movimentos de seu ser na capacidade do empresário de aglutinar forças sinérgicas em ambientes econômicos competitivos vêm despertando o interesse de pesquisadores brasileiros que realizam estudos sobre empreendedorismo. O objetivo do artigo é analisar as características do comportamento empreendedor do gerente-proprietário de uma empresa varejista de médio porte, do segmento de bijuterias, que tiveram impacto no nível da competitividade de seu negócio. Para McClelland (1961), a motivação de realização e as características comportamentais são a explicação para a aparente indiferença de muitos e a sensibilidade de poucos para oportunidades econômicas do ambiente. A pesquisa realizada foi qualitativa, do tipo exploratória. Utilizou-se a história de vida como técnica de captação de dados. Para análise dos resultados, aplicou-se o método qualitativo das práticas discursivas, que, de acordo com categorias analíticas referentes ao objeto de estudo, propiciou a interpretação da dialogia entre as falas do empresário, facilitando a identificação de características relevantes de seu perfil comportamental como empreendedor e suas influências nos resultados do negócio. Constatou-se através deste estudo que as estratégias de mercado, o posicionamento da marca e as políticas de crescimento do negócio investigado receberam influência do comportamento empreendedor do empresário.
Palavras-chave: empreendedorismo, comportamento empreendedor, processo da estratégia, vantagem competitiva, cultura empreendedora .
Abstract
The influence of the entrepreneur behavior on his capacity to agglutinate cooperative forces in competitive economical environment has brought attention to Brazilian researchers