Emporwement e liderança
DEFINIÇÃO E ORIGEM
. artigo “Managing without managers”, de Rosabeth Kanter (Harvard Business Review, 1989)
. “Empowerment significa a descentralização de poderes pelos vários níveis hierárquicos da empresa, o que se traduz em incentivos para a tomada de iniciativas em benefício da empresa como um todo” (Executive Digest, 1996) . “Empowerment é o processo pelo qual se atribui influência ou poder acrescido às pessoas (colaboradores), designadamente através do envolvimento no processo de decisão, concedendo autonomia, etc”
(2002; 2ª Conferência da Qualidade das Administrações Públicas da União Europeia)
“A cadeia de hotéis Ritz-Carlton, um dos poucos vencedores do Prémio Balridge para o sector dos serviços, estabeleceu que qualquer empregado, incluindo a empregada de limpeza, pode gastar de repente até 2000 dólares para resolver um problema a um cliente!” (J. Pestana, …)
Diferenças entre organizações sem e com empowerment
Sem empowerment
Esperar ordens Executar Chefe responsável
Com empowerment
Tomar decisões Planear e executar
Todos responsáveis Encontrar culpados Resolver problemas
Avaliação de desempenho para ajudar sujeito a ser melhor e não para penalizá-lo; Objectivo é ensinar sujeitos a resolver problemas (“ensinar a pescar e não dar o peixe”)
(Exercício: quais as principais vantagens na implementação do empowerment?)
Vantagens na implementação
. aumenta o envolvimento e comprometimento dos colaboradores às decisões tomadas . fomenta a confiança recíproca . estimula a cooperação . os conflitos podem ser tratados com abertura e sinceridade . são utilizadas estratégias ganhador-ganhador nas relações interpessoais . as empresas que dão poder aos trabalhadores para agirem de acordo com a sua própria iniciativa são as melhor posicionadas para competir a longo prazo . cria condições para colaboradores “metacompetentes”
“Uma pessoa competente é aquela que faz o que se espera dela. A incompetente é a que não faz. A