Efolio ua

2801 palavras 12 páginas
Alfabetização midiática na era da informação: Escola como espaço de reflexão sobre o campo dos media. RODRIGUES, Lylian Mestranda em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. ly_carol@yahoo.com.br GT 10 – Educomídia Resumo:
A era da tecnologia traz em seu bojo o surgimento do campo dos media como mediador dos campos sociais com a sociedade. Considerando-se assim um campo em freqüente interação com todos os outros, como acontece na inter-relação comunicação e educação. Diante desta realidade, a escola não pode deixar de reconhecer o papel fundamental da Comunicação na vida dos alunos, fazendo-se necessário ajustar a pedagogia moderna ao estudo do campo dos media. Não pretendemos aqui, interferir no processo dos professores que utilizam os meios de comunicação de massa como ferramentas pedagógicas, mas ir além deste uso a um conhecimento do próprio campo da comunicação por parte dos professores e alunos por meio de um espaço de reflexão ou disciplina escolar. Conhecer o campo que orienta a contemporaneidade vai enriquecer o aluno para um saber não fragmentado das disciplinas, visão crítica da realidade e participação cidadã no espaço social. Palavras chaves: campo dos media – educação – meios de comunicação de massa.

Existe uma espécie de consenso entre autores que a modernidade entra em foco a partir da segunda metade do século XVIII com uma série de transformações provocadas principalmente pela 1° revolução industrial, com mecanização do setor têxtil e a descoberta do vapor como força motriz, e pelo projeto iluminista, com princípios de liberdade individual e a capacidade humana de racionalizar contra os preceitos divinos explicando tudo, na era pré-moderna. A partir do século XIX, a modernidade se intensifica com a revolução francesa e 2° revolução industrial, com a descoberta da eletricidade e invenções de automóvel, avião, telégrafo e telefone, e somente no século XX, mas precisamente na década de 70, com as inovações tecnológicas operadas pelo

Relacionados