Edução e movimentos sociais
CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
PÓLO: BOM JESUS DAS SELVAS – MA.
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
MÓDULO: III
PROFESSOR(A):
ELTON CLEY DA C. SANTOS
EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS: OS MOVIMENTOS SOCIAIS E SUA RELEVANCIA
Bom Jesus das Selvas – MA.
Abril / 2010
ELTON CLEY DA COSTA SANTOS
EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS: OS MOVIMENTOS SOCIAIS E SUA RELEVANCIA
Trabalho apresentado à disciplina Educação e Movimentos Sociais – do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMANET, para obtenção de notas do III modulo. Orientador(a): Ademir Terra
Bom Jesus das Selvas – MA.
Abril / 2010 Ao analisar os movimentos sociais no Brasil que revelam forte enfoque, nas tomadas de decisões. Cada um dos movimentos possuí uma reivindicação específica, no entanto, todos expressavam as contradições econômicas e sociais presentes na sociedade brasileira. Sejam eles ligados ao espaço urbano ou rural. Tais movimentos, quando se referiam ao:
Espaços urbanos possuíam um leque amplo de temáticas como, por exemplo, as lutas por creches, por escola pública, por moradia, transporte, saúde, saneamento básico etc.
Espaço rural, a diversidade de temáticas expressou-se nos movimentos de bóias-frias (das regiões cafeeiras, citricultoras e canavieiras, principalmente), de posseiros, sem-terra, arrendatários e pequenos proprietários.
A grande novidade destes grupos é sua independência com relação aos políticos profissionais e aos partidos, bem como sua capacidade de expressar os desejos de base da sociedade. Associações de bairro, grupos de moradores, clube de mães, Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), ao se tornarem mais numerosos e atuantes, são vistos como formas autênticas de participação popular, onde a democracia interna garante, tanto a manifestação de uma vontade coletiva, quanto o confronto direto com as políticas públicas autoritárias.
As passeatas, manifestações em