Educaçãp
EDUCAÇÃO NO RENASCIMENTO
O fim da Idade Média está relacionado a grandes transformações que ocorreram, a partir do século XIII dando inicio a Idade moderna destacando-se : Ascensão das monarquias nacionais europeus; fortalecimento da autoridade do rei; ampliação de culturas agrícolas; renascimento comercial e urbano; surgimento e fortalecimento da burguesia ; descobrimentos marítimos; a retomada da cultura greco-romana que tinha se enfraquecido durante o período medieval Mais o fator principal que levou o fim da Idade média, foi o forte declínio decorrente das crises econômicas, políticas e religiosas, o que ocasionou a queda do feudalismo, que não atendia mais as necessidades da época.
Toda a Europa sofreu os efeitos da incapacidade do feudalismo de aceitar mudanças , pois seu sistema era muito rígido. No fim do século XIII, com a diminuição de terras de boa qualidade, ocorreu a queda da, ocorreu a queda da produtividade que provocou perdas de colheitas geradas por fatores climáticos, técnicas inadequadas de cultivo , que ocasionou a diminuição da quantidade de alimento. Com isso, muitas pessoas morreram de fome e algumas tornaram-se vítimas de moléstias contagiosas, como a peste negra .Todos estes fatores caracterizaram o inicio do Renascimento.
RENASCIMENTO
O renascimento é o nome dado ao amplo movimento de revitalização cultural que se desenvolveu na Europa Ocidental, nos séculos XV e XVI, que retorna à cultura greco – romana. O nome renascimento simboliza a revitalização do conhecimento e progresso em contraposição à mentalidade dogmática estabelecida na Europa, durante a idade média. O Renascimento é uma forma de ver o mundo , o ser humano, as artes, a política e as ciências. Marca o inicio dos tempos modernos .
Suas principais características foram : Idade Média: Teocentrismo: um mundo centrado em Deus. Verdades reveladas: um mundo explicado na fé. Coletivismo: um ideal de