EDUCAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa baseia-se em uma educação para transformação social, e está focalizada em transformar a escola em um ambiente inclusivo, propondo-se alternativas para que as pessoas com necessidades especiais possam ser seres participantes nas escolas regulares ainda na infância, sendo educadas juntamente com as crianças que não apresentam nenhuma deficiência.
O estudo baseia-se no direito a educação de todos independente de suas dificuldades.
Criaram-se muitas leis para que as escolas matriculassem crianças com necessidades especiais, mas as entidades e professores ainda enxergam esta adaptação com certa dificuldade de aceitação, por isso é preciso mostrar a ela e aos membros que a compõe a importância de se permitir que todos se sintam incluídos tendo uma educação digna de qualidade.
Essa investigação foi realizada com pesquisas bibliográficas e apresentou a inclusão escolar como um meio para que todos tenham acesso à educação sem exclusão.
Para tanto, precisa-se conhecer a inclusão escolar, saber o que é e como surgiu, para poder dar o início a um trabalho voltado para a inclusão, promover a mesma nas escolas regulares, e através de uma educação inclusiva, identificar os meios necessários para se capacitar os professores e reestruturar as escolas, e afim de que as crianças ditas como “normais” possam conhecer e respeitar as diferenças ainda na educação infantil convivendo com pessoas diferentes para assim garantir o acesso de todas as crianças na escola.
1 MAPEANDO OS CAMINHOS
1.1 TEMA
Educação para transformação social.
1.2 PROBLEMA DA PESQUISA
Como transformar a escola em um ambiente inclusivo?
1.3 OBJETIVO GERAL
Propor alternativas para que as pessoas com necessidades especiais possam participar das escolas regulares ainda na infância desenvolvendo suas capacidades e habilidades.
1.4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Mostrar formas de promover a inclusão nas escolas