educação em angola
Sumário das conclusões e linhas de orientação sugeridas pelo CAI:
a) Simplificar a reforma educativa, dotando-a de planos de contingência, contra os vários constrangimentos. Por exemplo, ajustando-a a escassez de professores, reformulando o plano curricular, adequar a formação para torná-lo especialista nas disciplinas estruturantes (ou essenciais) do nível académico, diminuindo o número de disciplinas para as que são apenas essenciais (menos opções e diminuição das disciplinas de base), e unindo esforços os nossos parcos recursos para ensinar apenas o essencial e bem.
b) Dar especial atenção ao Professor e as atuais limitações em termos de número de professores disponíveis bem como formação dos mesmos. Com carácter de urgência, Reformular a formação de professores para o ensino primário e secundário, de modo a que se acelere a formação de professores tornando-os especialistas em algumas matérias. O facto de terem de dar menos disciplinas (simplificação dos currículos), irá contribuir para essa reestruturação.
c) Escola auto-suficiente no sentido em que tem orçamento próprio, com projetos próprios dentro das linhas gerais da reforma simplificada. Dependendo diretamente do orçamento geral adjudicado ao Ministério da Educação – (Escolas deixarem de ser tuteladas pelos governos provinciais e direções provinciais até que a reforma educativa seja concluída).
Encontre em baixo os pormenores da nossa reflexão, dividia da seguinte forma,
I) Preâmbulo, que discute o