Educação Ambiental
Educação Ambiental
ALEX BENEDETTI
ARIEL FIGUEIREDO
VITOR SIVALDO MORENO
ELTON CALDERONI INIESTA
LEANDRO COUTO
MARCIO
-SÃO CARLOS-SP
2014
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Foi utilizada pela primeira vez em 1965 a expressão “Educação Ambiental” (Enviromental Education) na “Conferência de Educação” da Universidade de Keele, Grã-Bretanha, a sociedade tomou conhecimento dos problemas ambientais e os governos definiram que a saída para mudar o mundo seria a educação. A Educação Ambiental fez-se necessário porque o homem tomou conhecimento de que os recursos naturais são escassos e algum dia poderia acabar. Além disso, cuidar da natureza é uma forma de autoconheciment, porque nós fazemos parte da natureza
Foram organizados pela UNESCO e PNUMA, três conferências importantíssimas voltadas para a questão Educação Ambiental:
CONFERÊNCIA DE BELGRADO (IUGOSLÁVIA, 1975)
Com 65 países participantes, nesta conferência foi escrito um dos documentos mais relevantes da Educação Ambiental, a “Carta de Belgrado”. Nela foi estabelecida que o crescimento econômico e um processo tecnológico, ao mesmo tempo que trazia benefícios para muitas, ocasionaram sérios prejuízos ambientais e sociais. Ela pregava uma Nova Ordem Econômica internacional, no qual deveria ser levado em conta o desejo de todos os cidadãos de todo o planeta, o pluralismo da sociedade e criando grande harmonia entre humanidade e meio ambiente. O desenvolvimento teria que ser feito, respeitando a não-dimininuição da condição e de qualidade de vida de todas espécies (inclusive nós) que habitam na Terra.
CONFERÊNCIA DE TBILISI (URSS, 1977)
Impossível mencionar Educação Ambiental sem citar a Conferência de Tbilisi, uma das mais importantes, quiçá a mais importante a respeito deste assunto.
A segunda Conferência organizada pela UNESCO e PNUMA foi a