Educaçao a distancia
Entre Educação a Distância e Educação Presencial
"As novas tecnologias não só estão presentes em todas atividades práticas contemporâneas (da medicina à economia), como também tornam-se vetores de experiências estéticas, tanto no sentido de arte, do belo, como no sentido de comunhão, de emoções compartilhadas. Embora esse fenômeno não seja novo, ele parece radicalizar-se nesse fim de século. Trata-se de uma sociedade que aproxima uma técnica (o saber fazer) do prazer estético e comunitário "(LEMOS, 2007, p.17).
O mundo passa por grandes avanços em todos os campos, e as novas tecnologias têm sido fundamentais para modificar a forma pela qual passamos a ver e interagir com o mundo.
No que tange a educação, o processo não se deu de maneira diferente. A educação se moderniza a cada dia. Na atualidade, educadores e pesquisadores voltam seus olhos para a educação à distância, discutindo sua validade, limitações e, principalmente, fazendo comparações com a educação presencial.
O que se percebe é que a grande oferta de cursos nesta modalidade tem se tornado um atrativo para grande parte da população. Entre os atrativos citados está o custo mais baixo em relação a um curso presencial e a flexibilidade de horário para os estudos. Entretanto, antes de optar por esta modalidade de ensino, é necessário que alunos e professores levem em consideração as semelhanças e diferenças entre a EAD e a educação presencial, para assim decidir qual delas se adéqua melhor ao seu perfil.
Uma das maiores diferenças entre educação virtual e presencial pode ser cultural, pois ainda é muito latente o "pré-conceito" a respeito da educação virtual. Há uma grande dose de desconfiança quanto a qualidade e idoneidade dos cursos oferecidos na modalidade virtual.
Atentos a essas discussões, traremos, neste tópico, comparações entre essas duas modalidades de ensino.
Podemos citar como principais diferenças:
O