Educa o e Rela es tnico Raciais

2094 palavras 9 páginas
Qual acrítica de Monteiro Lobato em sua obra a Neginha?

Lobato denunciou, em momentos de suas obras, a desigualdade entre brancos e negros, herança do escravismo. O conto Negrinha é um desses momentos. Com personagens que representam a população brasileira das décadas iniciais do século XX, Lobato expõe a mentalidade escravocrata que ainda persiste tempos depois da abolição.
Negrinha: Todos os fatos transcorrem á sua volta. O nome “Negrinha” (adjetivo), é colocado como nome próprio (substantivo) na narrativa, mais uma forma de Lobato destacar o preconceito visceral dos demais. O conto se encerra com sua morte, que se torna uma libertação após tanto sofrimento uma negligência no que diz respeito à questão racial.
Monteiro Lobato denuncia assim a camuflagem que existia por trás das Leis que vigoravam naquela época.O que na verdade deveria ser liberdade não passava de mentira socialmente bem elaborada.

Resistência dos negros ao escravismo. Descreva as estratégias:
Formas de resistências dos Negros:
Não suportando a dureza do trabalho ou a perda dos laços afetivos e culturais de sua terra natal, muitos negros preferiam atentar contra a própria vida.
Sabotagens das Lavouras: colocavam veneno para os senhores não terem produção e assim não precisariam de trabalho escravos
Aborto: algumas escravas grávidas buscavam o preparo de ervas com propriedades abortivas. Envenenamento dos senhores: planejamento de emboscadas e colocar veneno na comida para assassinar os feitores e senhores de engenho também integrava esse corolário de ações contra a escravidão.

Religião: A associação dos orixás com santos católicos, a comida, as lutas (principalmente a capoeira) e as atividades musicais eram outras formas de se preservar alguns dos vínculos e costumes de origem africana. Com o passar do tempo, vários itens da cultura negra se consolidaram na formação cultural do povo brasileiro. Quilombos: foram a estratégia de resistência que melhor representou a luta contra a ordem

Relacionados

  • Educa o e Diversidade Rela es tnicos Raciais 1
    939 palavras | 4 páginas
  • Arte Cultura Visual e Educa o das Rela es tnico Raciais
    822 palavras | 4 páginas
  • Valores Sociais na Atividade física; Ética; Competição; Cooperação; Discriminação; Conclusão
    4658 palavras | 19 páginas
  • Sustentabilidade Corporativa
    114465 palavras | 458 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas