Edgar morin 5 capitulo
Devemos aproveitar as incertezas que a modernidade causou, e usar essa perspectiva para a educação.
• Um principio da incerteza cérebro-mental, que decorre do processo de tradução/reconstrução própria a todo o conhecimento.
• Um princípio de incerteza lógica: como dizia Pascal muito claramente, "Nem a contradição é sinal de falsidade, nem a não-contradição é sinal de verdade."
• - Um princípio da incerteza racional, já que a racionalidade, se não mantém autocrítica vigilante, cai na racionalização. /
• Existe, portanto, a dificuldade do auto-exame crítico, para o qual nossa sinceridade não é garantia de certeza, e existem limites para qualquer autoconhecimento."
A agonia criada pelos desentendimentos históricos, cria a agonia, esta que não se sabe se é de um velho mundo que anucia um novo nascimento, ou de uma agonia mortal. A humanidade é levada para uma aventura.
4.1) A incerteza do Real
Nossa realidade não é outra senão nossa idéia da realidade. importa não ser realista no sentido trivial (adaptar-se ao imediato), nem irrealista no sentido trivial (subtrair-se às limitações da realidade); importa ser realista no sentido complexo: compreender a incerteza do real, saber que há algo possível ainda invisível no real.
4.2) A incerteza do conhecimento.
Mas a vida, diferentemente das palavras cruzadas, compreende espaços sem definição, espaços com falsas definições e, sobretudo, a ausência de um quadro geral fechado. A ação é decisão, escolha, mas é também uma aposta.
4.3) As incertezas e a ecologia da ação
A ecologia da ação é, em suma, levar em consideração as transformações do mundo externo que escapa de nossas vontades. Volta na mesma intensidade que se realizou, igual ao um Boomerang.
O teorema de Arrow, que erige a impossibilidade de associar o interesse coletivo a interesses individuais, assim como de definir a felicidade coletiva com base em uma coleção de felicidades individuais.
Os jogos da vida raramente