ecossistemarinho

1628 palavras 7 páginas
ECOSSISTEMA MARINHO

•Ecossistema marinho é a denominação dada aos ecossistemas presentes nas regiões sob influência da água do mar, como oceanos e sua zona costeira. Em linhas gerais um ecossistema marinho está sujeito aos fatores bióticos e abióticos que atuam simultaneamente em regiões submersas.

•Em ecossistemas marinhos, a salinidade da água varia pouco, com algumas alterações na linha costeira e nas proximidades dos estuários. Os fatores que sofrem maior variação são a oferta de luz e a concentração de oxigênio e de nutrientes, dependendo da profundidade e movimentação da água. Tal movimentação é determinada principalmente por ventos, correntes e marés.
A faixa das marés é denominada zona intertidal, parte da qual permanece até 90% do tempo encoberta pela água do mar, enquanto outras recebem apenas gotículas de água trazidas pelo vento ou pela arrebentação das ondas. A faixa intertidal é rica em nutrientes, bem oxigenada e tem insolação intensa, condições que favorecem o desenvolvimento de grande quantidade e diversidade de seres vivos.

•O ecossistema marinho pode ser dividido em duas regiões principais: o domínio pelágico, que compreende as águas, e o domínio bentônico, que compreende o fundo oceânico e inclui a plataforma continental, as zonas batial, abissal e hadal.

•O domínio pelágico divide-se em duas partes: a região nerítica e a região oceânica. A região nerítica vai da linha costeira até profundidades de 200m, cobrindo a plataforma continental; nela há abundância de nutrientes provenientes de terras vizinhas, elevada penetração de luz, intensa atividade fotossintética, grande disponibilidade de alimentos e muitos animais, como crustáceos, moluscos, peixes, tartarugas e golfinhos.
O Plâncton é formado por organismos uni ou pluricelulares, em sua grande maioria microscópica, que flutuam com pouca capacidade de locomoção nos oceanos e mares, na superfície de águas salobras, doces ou lagos. Alguns invertebrados, as medusas e o Krill

Relacionados