Economica
Alunos: Mariana Bortoluzzi Magnan, Milena De Paoli Pompermaier e Ricardo H. R. Quevedo Melo
Refinamento de RCD para uso como agregado miúdo para produção de argamassa
1. O Produto/Serviço
1.1 Informações gerais
1) Características do produto: utilização de RCD refinado para completar os percentuais de agregado miúdo na produção de argamassa sede assentamento.
2) Destino do produto: Principalmente para obras públicas e empresas interessadas em sustentabilidade.
3) Processo de produção do produto: São utilizados resíduos de Classe A, segundo resolução do CONAMA 307 (2002), onde os classifica como resíduos reutilizáveis ou recicláveis para agregado, que são encaminhados a áreas de aterros de RCD, ou para centrais de reciclagem, para uso em concreto, argamassa ou solo. Para a produção da argamassa, utiliza-se a betoneira com eixo inclinado, deposita-se o agregado reciclado e o mesmo é umidificado com parte da agua de amassamento dentro da betoneira durante alguns minutos antes da mistura final, devido ao seu alto poder de absorção. A partir desse procedimento, a produção decorre normalmente, com a adição do restante dos materiais, de acordo com o traço escolhido.
4) Recursos utilizados no produto:
Há uma dificuldade quanto às classificações de agregados, uma vez que a separação deveria ser feita no próprio canteiro de obra. Porém observa-se uma falta de preocupação quanto às separações, em nível de reciclagem. Para a aplicação em argamassa de assentamento torna-se um pouco difícil a utilização do RCD, em função da falta de conhecimento e por não termos uma cultura de sustentabilidade muito difundida em produtos básicos para a construção civil.
Para a obtenção da fração final do material reciclado é necessário um processo de britagem ou moagem do entulho, e de acordo com suas características, pode ser utilizado na substituição ou adição aos agregados convencionais. A intenção é obter uma granulometria semelhante a