Economia
MAURICIO DE NOVAIS OLIVEIRA
ECONOMIA: O Crescimento e o Desenvolvimento econômico Brasileiro
SANTO ANDRÉ
2014
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Crescimento e desenvolvimento econômico são muitas vezes confundidos ou tratados como sinônimos, porém devemos destacar a distinção entre ambos. Crescimento econômico pode ser considerado um aumento da capacidade produtiva e da produção de uma economia em determinado período de tempo. Pode ser medido pelo PNB (Produto Nacional Bruto) ou pelo PIB (Produto Interno Bruto). Desenvolvimento econômico é um processo de mudanças econômicas e sociais em uma determinada região.
Após a estagnação da economia do Brasil em 2010, a economia retomou o crescimento e foi obtido um aumento de 9% do PIB registrado nos dois primeiros trimestres de 2011, porém após esse período a economia voltou a crescer de forma lenta e até os dias de hoje ela não se mantém estável.
Devemos citar também que a desigualdade no Brasil é um dos principais fatores para essa desaceleração. Internamente, o país continua a se debater com as desigualdades, com baixos investimentos, com insuficiente acumulação de capital humano, dentre outros. Enquanto alguns municípios exibem indicadores de primeiro mundo, em algumas regiões o país ainda acumula atrasos significativos.
O simples fato de evidenciar o aumento do PIB brasileiro não indica o quanto o Brasil está se desenvolvendo ou crescendo economicamente, pois o mesmo não é indiciado individualmente o que nos mostra que uma pequena parcela da população pode ter um acesso muito maior na participação dessa quantia do que as outras pessoas.
Diante disso podemos ver as desigualdades que ainda são muito presentes no Brasil, enquanto uns tem tudo outros não tem nada, essa é a triste realidade do Brasil.
Segundo os dados do IBGE, mais de 16 milhões de jovens entre 15 e 24 anos estão atualmente na escola. O avanço mais