economia
Povoamento pensa-se que os primeiros povos a habitar a Grécia foram os Pelasgos ou Pelágios. Por volta do ano 2000 a.C. teve inicio na Grécia um período de invasões pelos povos arianos indo-europeus: Os Aqueus, Os Jônios, Os Eólios, os Dórios.
Período Homérico
A célula básica da sociedade era o genos, grande família ainda não decomposta em famílias menores. Todos os descendentes do mesmo grupo, viviam no mesmo lar, as características básicas do genos eram que o chefe era o pater famílias que dirigia o culto aos antepassados, A propriedade era coletiva, O trabalho também era coletivo.
A nível econômico temos o coletivismo, do ponto de vista social a igualdade e, do ponto de vista político, a autoridade do pater-famílias.
Desintegração do Genos se dava com o crescimento da população não era acompanhado, no mesmo ritmo, pelo crescimento da produção, pois as técnicas de cultivo eram muito rude mentais, o sistema de produção era escravista e a Sociedade de base escravista significa que apareceram relações de produção em que uns poucos indivíduos passaram a deter, em regime de propriedade privada, não só os instrumentos de trabalho mas também a terra e, finalmente, o trabalhador que foi reduzido à condição de escravo.O Estado, entre os gregos, surgiu no final do Período Homérico e no início da chamada era Arcaica. À gradativa diferenciação da sociedade em classes - fenômeno ocorrido quando da desintegração do sistema gentílico - correspondeu o progressivo distanciamento do poder político, que tendeu a se concentrar nas mãos da aristocracia de nascimento e a se separar da maioria da sociedade, opondo-se a ela. Ao mesmo tempo, as comunidades ligadas pelo parentesco passaram a se unir sob o princípio da territorialidade formando a