Economia Brasileira Resumo Capitulo 12
Livro: Economia Brasileira
De acordo com o Livro, a economia brasileira começou a se desenvolver e a se transformar ao longo do século XX. Foi considerado o pais com maior desenvolvimento econômico no período pós-guerra, teve um crescimento da população de quase 10 vezes mais, e o PIB se elevou mais de 12 vezes. O Livro apresenta um gráfico sobre o Crescimento no século XX da população e produção: Brasil X Mundo (índice 1900=100), onde é possível analisar que ambas as trajetórias de crescimento estão bem superiores as taxas mundiais daquela época. Segundo pesquisa a taxa foi de 5,2% no crescimento do PIB, e a população cresceu 122 vezes mais comparado a população mundial.
O crescimento do PIB brasileiro em relação ao mundial foi destaque até meados de 1980, após esse ano os Estados unidos começou a se destacar, e graças a esse crescimento o índice de crescimento mundial começou crescer de forma acelerada e o PIB brasileiro se estabilizou, isso começou a acontecer depois do aparecimento da crise da divida externa e pelo chamado Plano Collor. A Volatilidade do crescimento econômico brasileiro se deu ao longo do século, chegou a 4,5% , o que é considerado uma taxa alta para um padrão de países industrializados .
Analisando de forma mais aprofundada esse crescimento, vamos compara por anos: no Período de 1900 a 1930, o Brasil tinha um grande fluxo migratório, onde incentivou o crescimento populacional. Referente ao crescimento econômico as taxas ficaram mais elevadas e o modelo de desenvolvimento era uma economia agroexportadora. De 1930 ate 1945 a população se torna fechada, ou seja, sem fluxo migratório, tinha alta natalidade mas em contra partida o índice de mortalidade também esta em alta, e somente próxima ao ano de 1945 que essa taxa começa a cair, a economia mundial passa por uma grande crise o que toma o crescimento econômico brasileiro mais lento, e o modelo de desenvolvimento e o