E_Commerce
22579767640924Aluna: Christiane Gomes
Prof.: Carlos Eduardo Ferrão de Azevedo
Metodologia Científica - Gestão Empresarial / 2012
00Aluna: Christiane Gomes
Prof.: Carlos Eduardo Ferrão de Azevedo
Metodologia Científica - Gestão Empresarial / 2012
2444115231013000
A LOGÍSTICA E O E-COMMERCE
Christiane Gomes
Universidade Veiga de Almeida
RESUMO
O objetivo deste artigo consiste em identificar quais são os aspectos mais relevantes a se considerar no planejamento e execução de um dos fatores críticos do e-commerce: A Logística.
Percebemos atualmente que a Logística foi colocada como uma das questões mais relevantes para o sucesso do e crescimento do e-commerce (comércio eletrônico), movimento este que já detém grande representatividade no faturamento para os mais importantes segmentos de mercado. Com o surgimento da Web no início dos anos 90, a Logística passa a ser vista como o processo de planejar, implementar e controlar, no adequado custo, o fluxo de armazenagens de matérias primas e estoques durante a produção até o consumo final, com o propósito de suprir as exigências do cliente.
O Comércio eletrônico traz consigo os pontos positivos de facilidade e rapidez, tanto no atendimento quanto na rapidez nas entregas. No entanto, a maior dificuldade é a restrição em locais de entrega, invalidando a ideia de um comércio sem fronteiras.
Seria então a logística o principal obstáculo do comércio eletrônico atual.
Palavras-chave: Logística, E-commerce, Internet.
INTRODUÇÃO
O Brasil ocupa o 10º lugar no ranking mundial com mias 30 milhões de internautas, em comparação com países em desenvolvimento perde apenas para a Índia, China e Coréia do Sul. De acordo com o e-bit (empresa de informações e-commerce), a evolução