Domínio dos Planaltos das Araucárias
ABORDAR: - Clima
- características principais
- fatores que influenciam
CLIMA
A Floresta de Araucárias está associada com a ocorrência do clima Subtropical de temperaturas moderadas e tropical de altitude, com chuvas bem distribuídas no decorrer do ano e elevadas amplitudes térmicas, sofrendo a influência da massa Polar Atlântica. Ou seja, áreas com grande diferença térmica entre verão e inverno, como na região Sul do país.
CARACTERÍSTICAS
Estende-se desde o sul de São Paulo até o norte do Rio Grande do Sul. Os fatores determinantes/influentes para o desenvolvimento dessa mata, são o clima e o relevo. Existem pelo menos dezenove espécies desse tipo de vegetação, das quais treze são endêmicas (existe em um lugar específico). A mata indica o predomínio de espécies que apresentam folhas pontiagudas (aciculifoliadas). Destaca-se a AraucáriaHYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Araucaria_angustifolia" HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Araucaria_angustifolia"angustifólia, mais conhecida como Pinheiro do Paraná, onde varia de 25 e 50 metros de altura e troncos com 2 metros de espessura. Mas aparecem ainda outras espécies, como a imbuia, o cedro, o ipê, erva-mate, e entre outros.
Dentre os animais que dependem da Floresta de Araucária estão os pássaros como: os beija-flores, saíras, gaturanos e o sanhaço, etc. Outra particularidade das araucárias é a restrita ocorrência de flores, provenientes das baixas temperaturas. A composição paisagística dessa vegetação fica caracterizada principalmente pelo espaçamento entre as árvores, pois não existem vegetais de pequeno porte que poderiam fazer surgir uma vegetação densa; elas são compostas por florestas ralas. A Mata de Araucárias já sofreu uma grande devastação e dela restam apenas alguns pequenos núcleos de floresta original. O desaparecimento dela deve-se à extração de madeiras e expansão da agricultura na região, já que o solo em que se desenvolve, em geral de origem vulcânica, são