Dom Quixote
Quixote
Livro: Dom Quixote
Autor: Miguel de Cervantes
Coleção: E só o Começo
Editora: L&PM Editores
Adaptação para neoleitores a partir do original em espanhol de Fábio Bortolazzo Pinto
Revisão técnica: Pedro Garcez
Supervisão: Luis Augusto Fischer
Resumo
Dom Quixote era um fidalgo, filho de pais ricos que morava na roça. No entanto, durante sua vida, ele vai perdendo sua riqueza, pagando dívidas e comprando livros. Por isso ele começa a fazer seu passatempo favorito ler de livros de cavalaria. Ele sem sempre acreditava nas aventuras lidas e por causa delas tornar-se um cavaleiro andante junto ao seu fiel escudeiro Sancho Pança.
Nas viagens como cavalheiro andante Dom Quixote sempre sofria alucinações e pensava que estava vivendo na era da cavalaria: as pessoas que encontrava na estrada pareciam para ele com cavaleiros armados, damas em apuros, gigantes e monstros.
Em uma de suas viagens Dom Quixote encontra moinhos de ventos que na alucinação pareciam cavaleiros em armas, por gigantes que ameaçam; sua adorada e amada Dulcinéia.
Dom Quixote aproximou-se dos moinhos e com pensamento em sua adorada Dulcinéia que era quem ele sempre dedicava suas façanhas. O vento ficou mais forte e lançou o cavaleiro para longe. Sancho o socorreu e afirmou que eram apenas moinhos. Dom Quixote, respondeu que era Frestão (o feiticeiro), tinha transformado os gigantes em moinhos. Ao agir como cavalheiro Dom Quixote não distinguia as pessoas com quem encontrava, prejudicando algumas e, ajudando outras, fisícamente e financeiramente.
Quando os amigos de Dom Quixote descobrem a causa das alucinações, decidem acabar de vez com ela, queimando todas as historias de cavalaria.