Doenças Neuronio Motor
Os neurônios motores estão distribuídos na região anterior da medula e tronco cerebral. Sua função é a integração entre o sistema nervoso central e a atividade muscular.
As patologias que afetam os neurônios motores causam sua apoptose, seja por alterações no DNA, por estresse funcional, ou necrose com agressão direta ao neurônio motor como é o caso da poliomielite.
1.1- REVISÃO ANATÔMICA
1.1.1- Primeiro neurônio motor
A área motora primária ocupa a parte posterior do giro pré-central, no lobo frontal correspondente à área 4 de Brodmann. São os neurônios motores do sistema piramidal , também chamados de neurônios motores superiores. Sua somatotopia pode ser representada por um homúnculo de cabeça para baixo.
As principais conexões aferentes da área motora são com o tálamo — através do qual recebe informações do cerebelo —, com a área somestésica e com as áreas pré-motora e motora suplementar. A área 4 dá origem à maior parte das fibras dos tratos córtico-espinhal e córtico- nuclear, principais responsáveis pela motricidade voluntária.
A- Trato córtico- espinhal
O trato córtico- espinhal consiste em: trato córtico- espinhal anterior e trato córtico- espinhal lateral. Ambos originam –se no córtex e conduzem impulsos nervosos aos neurônios da coluna anterior da medula, relacionando-se com esses neurônios diretamente ou através de neurônios internunciais. No trajeto do córtex até o bulbo as fibras desses dois tratos formam um só feixe, o trato córtico- espinhal. As fibras desse trato descem através da coroa radiada, cápsula interna, pedúnculo cerebral, base da ponte e pirâmide do bulbo. Ao nível da decussação das pirâmides, uma parte das fibras cruza e vai constituir o trato córtico- espinhal lateral da medula. As fibras que não cruzam formam o trato córtico- espinhal anterior.
O trato córtico- espinhal lateral é denominado de piramidal cruzado e o córtico-espinhal anterior de piramidal direto. Entretanto, as fibras do trato córtico-