Diário de Campo
Nosso objetivo é mostrar as varias formas de um DC, suas características, como são usadas e por quem.
O diário de campo é um instrumento utilizado pelos investigadores para registrar/anotar os dados recolhidos susceptíveis de serem interpretados. Os conteúdos de um Diário de Campo ( DC) podem ser diversos. Eles são usados para anotar dados recolhidos da experiências vividas, susceptíveis a serem interpretados posteriormente. Neste sentido, o DC é uma ferramenta que permite sistematizar as experiências para posteriormente analisar os resultados e incorporá-los em uma nova oportunidade. Mesmo que dois investigadores trabalhem em conjunto sobre o mesmo tema, os diários de campo de cada um serão diferentes. Isto se dá graças à subjetividade das interpretações.
Os Diários de campo podem ser usadas de diversas formas como jornalística, analítica, etnográfica, terapêutica, reflexiva, introspectiva, e criativa poética
JORNALISTICA: De natureza fundamentalmente descritiva e segundo as características próprias do jornalismo.
ANALITICA: nesse tipo de diário o observador se fixa nos aspectos específicos e/ ou nas diversas dimensões que lhe fazem parte Da coisa que se deseja observar.
AVALIATIVA: É uma forma de abordar os fenômenos descritivos dando-lhes um valor ou julgando-os.
ETNOGRAFICA: O conteúdo e o sentido do narrado ( mesmo permanecendo nos limites das descrições levam em considerações os contextos físicos, social e cultural em que ocorrem os fatos narrados. Os eventos narrados aparecem como parte de um conjunto mais amplo de fenômenos que interagem entre si.
TERAPEUTICA: O conteúdo do diário e o estilo empregado servem para descarregar as tensões de quem escreve, é um processo de catarse pessoal.
REFLEXIVA: quando a narração responde a um processo de thinking alaud tratado de aclarar as próprias ideias sobre os temas tratados.
INTRSPECTIVA: quando o conteúdo do diário se volta sobre nós mesmos ( nossos pensamentos, sentimentos,