dissecçao do coração de um mamifro

749 palavras 3 páginas
dissecação de um coração de um mamífero

Realizado por: Amandine
9ºA Nº1

OBJECTIVO

O objectivo desta actividade experimental foi observar o interior do coração de um mamifero e identificar as suas diferentes partes. O coração é um órgão musculoso, aproximadamente do tamanho de uma mão fechada, que bombeia o sangue para todo o organismo. Localizamos nesta actividade as artérias, os vasos, as valvulas, o miocardio e as cavidades.

Fundamentação

1 A diferenciação entre as espessuras das cavidades que constituem o coração:

As diferentes espessuras das cavidades do coração são como no caso das auriculas, a espessura do miocárdio que é inferior à dos ventriculos, uma vez que a actividade contractiva nestas cavidades é inferior à dos ventrículos. E nos ventrículos, a espessura do ventrículo direito é inferior ao esquerdo, o que faz com que o ventrículo esquerdo tenha uma maior capacidade de contracção, isto porque, a circulação sistémica inicia-se no ventrículo esquerdo.

1. Identificação das diferentes válvulasdo coração:

No coração existem várias válvulas, das quais destacamos:

Válvulas Semilunares que se localizam na base das artrias (onde estas comunicam com os ventrículos) e impedem que o sangue volte ao coração.

Válvula tricúspide é uma das válvulas auriculoventriculares, localizada no lado direito do coração, num orifício através do qual o sangue circula das aurculas para os ventrículos. Esta válvula impede o refluxo de sangue.

Válvula bicúspide é outra das válvulas auriculoventriculares, a qual se localiza no lado esquerdo do coração, nas mesmas circunstâncias da válvula tricúspide. Tal como a válvula tricúspide, esta também impede o refluxo de sangue.

2. A comunicação entre as cavidades do coração:

No coração, existem duas cavidades superiores aurículas , e duas cavidades inferiores ventrículos. Estas cavidades comunicam com os vasos sanguíneos. No caso das aurículas, o sangue circula

Relacionados