Direito e economia
A relação entre o direito e a economia se faz a partir do momento em que se vive em sociedade. Porém essa relação passou a ser estudada de forma sistemática, a partir do século XVIII.
A ligação entre ambas às ciências se faz a partir que o Direito tem o papel de organizar a sociedade e dentro disso também a economia.
Existem diversos tópicos que podemos citar a ligação entre a economia e o Direito:
Direito do trabalho
Existem alguns temas que estabelecem pontos de contato entre Economia e o Direito do Trabalho, são eles: * Remuneração e salário, que, na economia, representam a contraprestação paga a quem exerce o trabalho; * Participação do trabalho nos resultados da empresa; * Intervenção da justiça do trabalho nos reajustes salariais; * Garantia constitucional de boas condições de trabalho
Direito administrativo
Direito Administrativo é o ramo do direito público que tem por objeto os órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas que integram a Administração Pública. Relaciona-se com a economia no tocante ao conteúdo econômico da norma de Direito Administrativo como: regulamentação da licitação para buscar o menor preço, determinações do Banco Central em relação à política de ingresso de dólar no País, atos de criação de empresas públicas e de sociedades de economia mista.
Tanto o Direito quanto a economia originam-se do mesmo conjunto de questões, pois é através deles que temos a possibilidade de compreender, entender como os indivíduos, ou seja, a sociedade em geral se organiza socialmente e produtivamente.
Direito e Economia possuem um ponto em comum que é fundamental; ambos só existem na sociedade.
Um velho provérbio latino diz que "onde há sociedade, há direito". Isso é verdade, pois, em qualquer lugar em que várias pessoas convivam, será necessário o estabelecimento de leis para reger as relações sociais, para dizer a todos como proceder em determinada situação.
Da mesma forma, pode-se dizer,