direito do trabalhador
No dia a dia do Tecnólogo em Segurança do Trabalho, o profissional é exposto a vários desafios, cujo, quais temos o dever de ajudar, pois a efetiva realização deste trabalho será de fundamental importância para a melhoria da qualidade de vida profissional da população trabalhadora, orientando para que estes possam vir a ter um ambiente saudável e ou ter uma segurança em seu tratamento podendo assim voltar a exercer suas atividades laborais o mais breve possível. Visando isto veremos os objetivos das Leis e Normas regulamentadoras, que protege o trabalhador.
O Tecnólogo em Segurança do Trabalho tem como dever estar capacitado para atuar em indústrias, empresas públicas e privadas de qualquer ramo de atividade econômica, na construção civil. E também poderá atuar com assessoria, consultoria, planejamento, auditoria, controle e supervisão das condições de trabalho devendo estar apto a atuar de forma interdisciplinar, integrando-se com as diversas áreas do conhecimento humano, desenvolvendo trabalhos e estabelecendo um cultura do ambiente, da qualidade e da segurança e saúde no trabalho em todos os níveis, e por um sistema de responsabilização baseado na clarificação do para de cada interveniente no processo de construção, implantação, implementação e demonstração das ações necessárias ao sucesso na relação entre produção e prevenção.
É de suma importância o entendimento e domínio de Leis e Normas Técnicas que são usadas corriqueiramente pelo Tecnólogo em Segurança do Trabalho, visando amparo, qualidade de vida e segurança para o trabalhador. Buscando manter o embasamento no; Nexo Técnico Epidemiológico (NTEP), que tem o objetivo de identificar quais doenças e acidentes está relacionado com a prática de uma determinada atividade profissional. Quando o trabalhador adquiriu uma enfermidade que esta inteiramente relacionada com a atividade profissional, fica caracterizado acidente de trabalho, então o nexo epidemiológico determinará