Dinâmica Microrregional no Vale do Paraíba
A finalidade deste relatório é apresentar as conclusões da elaboração das cartografias de Caracterização Microrregional e de Dinâmica Microrregional, formada pelas cidades de São Luiz do Paraitinga, Natividade da Serra e Redenção da Serra.
Os dados relevantes contidos nos mapas foram obtidos a partir da observação do espaço e análise de dados, concluindo com a percepção de problemas e potenciais das três cidades que formam esta microrregião no Vale do Paraíba.
O levantamento, solicitado pelos professores da disciplina de Planejamento Urbano e Regional no primeiro semestre de 2014, teve por objetivo identificar e especificar as características importantes da produtividade econômica, característica do meio físico ambiental e a ocupação humana de cada cidade.
1. Percepção Microrregional – Visita Técnica
No início do ano letivo realizamos uma viagem para Redenção da Serra, Natividade da Serra e São Luis do Paraitinga com a devida orientação de diversos professores. Notamos, inicialmente, que a maior parte da economia dessas cidades varia entre agropecuária, turismo e plantio de extensão, geralmente voltados para excedentes.
Outro fator de grande relevância que diferencia essas três cidades são suas características físicas e ambientais. Natividade da Serra e Redenção da Serra encontram-se no chamado “mar de morros”, dificultando o acesso, enquanto São Luis do Paraitinga localiza-se à margem da Rodovia Oswaldo Cruz, que liga o Vale do Paraíba ao Litoral Norte.
Em relação à vegetação, dentre as áreas desmatadas e outras em recuperação, vemos vestígios da vegetação nativa da Mata Atlântica, que surgem com mais facilidades nos vale ou nos “pés” dos morros, que são áreas onde ocorrem maior concentração de água da chuva, favorecendo assim a vegetação primária e secundária, que por sua vez trará vida a vegetação clímax do local. Algumas plantas (principalmente as do clímax) só conseguem desenvolver após as primarias, pois necessitam de um pouco