Difteria
O que é a difteria?
É uma doença infecciosa e contagiosa produzida por uma bactéria. Caracteriza-se pela formação de membranas falsas nas vias respiratórias altas.
Pode-se dizer que e uma doença praticamente erradicada?
Ainda surgem casos de vez em quando, embora seja provável que dentro de pouco tempo deixe de existir graças à vacinação maciça da população.
Em que idade se contrai difteria?
A difteria é uma doença predominantemente infantil. Mas de 70% dos doentes são crianças em idade pré-escolar ou escolar.
Afeta também os lactantes?
Não Nos lactantes só aparece e ocasiões raras e isso provavelmente graças às defesas transmitidas pela mãe durante a gestação.
Transmite-se diretamente ou através de objetos q tenham estado em contato com uma pessoa doente?
É transmitida através das gotículas da saliva que o doente ou portador expulsa ao tossir ou espirrar.
Quais os primeiros sintomas?
Começa com uma sensação de cansaço geral, dor de cabeça, vômitos e, muitas vezes, palidez e febre não muito alta. Passados dois ou três dias, começam a se formar membranas acinzentadas e mal cheirosas que recobrem a boca, as amídalas e a faringe. A criança acometida de difteria mostra-se muito ansiosa e agitada e tem acessos de tosse crupal ( tosse rouca ).
E se as membranas não forem detidas a tempo?
Quando não é possível deter o desenvolvimento das membranas, elas acabam invadindo a laringe, o nariz e ate a traquéia, o que impede a passagem do ar para os pulmões, provocando a morte do paciente. Essa ultima fase da doença é procedida por um período de relativa calma em que são escassos de tosse.
Evolui sempre com essa gravidade?
Há certos casos particularmente graves em que a intoxicação geral devida à infecção aumenta de modo considerável a mortalidade.
Mesmo que sejam usados os remédios adequados?
Calcula-se que, mesmo administrando ao paciente o tratamento adequado, a mortalidade chega a aproximadamente 5%.
Em que consiste o tratamento?
Alem das