difteria
Informações gerais sobre a doença
1. O que é?
Doença transmissível aguda causada por bactéria que freqüentemente se aloja nas amídalas, faringe, laringe, nariz e, ocasionalmente, em outras mucosas e na pele. É caracterizada por placas pseudomembranosas típicas.
2. Qual o microrganismo envolvido?
Corinebacterium diphtheriae.
3. Quais os sintomas?
Placas acinzentadas, duras, semelhante a uma pele e aderentes, estado geral comprometido, dor de garganta e febre baixa e edema de pescoço.
4. Como se transmite?
Ao falar, tossir ou espirrar.
5. Como tratar?
Com antibiótico e medidas gerais.
6. Como se prevenir?
Vacinação é o principal meio de controle. Vacine as crianças, os adolescentes e mantenha seu esquema vacinal atualizado.
Aspectos clínicos
Sinonímia: crupe
Agente etiológico
Corynebacterium diphtheriae, bacilo gram-positivo, produtor da toxina diftérica, quando infectado por um fago.
Reservatório
O principal reservatório é o próprio doente ou o portador, sendo esse último mais importante na disseminação do bacilo, por sua maior frequência na comunidade e por ser assintomático. A via respiratória superior e a pele são locais habitualmente colonizados pela bactéria.
Sinais e sintomas
Placas pseudomembranosas, acinzentadas e aderentes, estado geral comprometido, dor de garganta, febre baixa, edema de pescoço e asfixia mecânica.
Período de incubação
Em geral, de 1 a 6 dias, podendo ser mais longo.
Placas pseudomembranosas, acinzentadas e aderentes, estado geral comprometido, dor de garganta, febre baixa,edema de pescoço e asfixia mecânica.Em geral, de 1 a 6 dias, podendo ser mais longo.
Período de transmissão
Em média, até 2 semanas após o início dos sintomas. A antibioticoterapia adequada erradica o bacilo diftérico da orofaringe, de 24 a 48 horas após a sua introdução, na maioria dos casos.
Em média, até 2 semanas após o início dos sintomas. A antibioticoterapia adequada erradica o bacilo diftérico da orofaringe,