Diferenças entre os Tipos e Gêneros Textuais
Sendo assim, não perca tempo! Vamos observar e entender mais sobre a diferença entre tipos textuais e gêneros textuais.
Podemos entender que texto é a decodificação de signos linguísticos interpretados de acordo com o nível de conhecimento de cada indivíduo. O texto é a forma de expressão das ideias, dos pensamentos seguindo padrões e normas de uma língua. Deve seguir uma estrutura, uma forma linguística (regras), um padrão de norma culta (escrita ou falada).
O texto deve seguir uma coesão, uma sequencia lógica, uma ligação entre as palavras tornando claro e objetivo o seu conteúdo. É necessário coerência para compreensão, interpretação e entendimento das palavras. O texto é uma mensagem, é uma informação é um ato de reflexão.
O tipo textual é a forma ou estrutura das sequencias linguísticas encontradas em cada texto.
Texto narrativo: o texto pode ser uma narrativa. As narrativas são uma sequência de acontecimentos, reais ou imaginários. Podemos narrar fatos que marcaram a nossa infância ou qualquer acontecimento que queremos registrar por meio da escrita – texto.
O tempo de verbo usado na narrativa é o passado. Existe uma ligação do narrador e do leitor
Exemplo de narrativa: Cora Coralina. As cocadas. São Paulo: Global.
Texto descritivo: como menciona o nome, é um texto que descreve. É o contar minuciosamente sobre um objeto, pessoa, animal ou assunto. Encontramos o uso predominante do adjetivo. O texto descritivo pode ser denotativo ou conotativo. No sentido denotativo usamos a linguagem clara e objetiva. Já no sentido conotativo usamos várias figuras de linguagem dando sentido figurado e até mesmo pejorativo.
Texto dissertativo: o texto