dietas hospitalares
As dietas são elaboradas considerando-se o estado nutricional e fisiológico das pessoas, e em situações hospitalares, devem estar adequadas ao estado clínico do paciente, além de proporcionar melhoria na sua qualidade de vida.
As dietas podem ser divididas em normais, modificadas e especiais . A Dm é uma dieta especial usada por pacientes diabéticos, a dieta visa melhorar o controle da doença . Outra dieta especial é a hipossódica, usada principalmente por individuos que precisam prevenir ou controlar a pressão alta.
DESENVOLVIMENTO
Dieta para diabetes mellitus
O diabetes mellitus é uma alteração no metabolismo da glicose causada pela deficiência na produção ou na ação da insulina , hormônio responsável pela diminuição da taxa glicêmica no sangue. Para pessoas com a doença, a ingestão exagerada de alguns alimentos pode ser um perigo.
O não controle da diabetes leva a pessoa a um processo de envelhecimento rápido, com falência de órgãos importantes como rins e olhos, pois o excesso de glicose ne circulação promove lesão de pequeos vasos sanguíneos que pode ocorrer em qualquer órgão do corpo.
Os alimentos permitidos na dieta para diabetes são alimentos ricos em fibras e de preferência os menos doce.Os alimentos com baixo índice glicêmico como iogurte natural, feijão, esparguete, amendoim, pipoca, pão de cevada, brócolis devem estar presentes na dieta para evitar a subida repentina do açúcar no sangue.
Nesta dieta é também muito importante controlar os horários das refeições para evitar que ocorra a hipoglicemia.
Os alimentos proibidos na dieta são açúcar, mel, geleia, compota, marmelada, produtos de confeitaria e pastelaria, chocolates e guloseimas, sorvetes, fruta em calda, fruta cristalizada, além de refrigerantes e outras bebidas açucaradas .
Café da manhã
1 xícara de leite sem açúcar
Meio pão integral
Colação
1 fruta como maçã
3 bolachas Maizena ou Torrada
Almoço
1 batata média cozida
50g de pescada média grelhado
10