dietas enterais parenterais e modificadas em consistencia
Fundamentos da Nutrição
Dietas enterais, parenterais, e modificadas em consistência
Professora: Gislene
Alunos: Caio Henrique, Elisabete Junqueira, Fabrício Azevedo, Fabiano Begalli, Gustavo Mesquita.
Introdução
No seguinte trabalho serão abordadas noções básicas de procedimentos clínicos relacionados a nutrição.Tendo em vista explicar os conceitos de nutrição Enteral (que consiste basicamente em vias de administração de alimentos na impossibilidade de ingestão por via oral),Parenteral(que consiste basicamente em vias de administração de alimentos na impossibilidade de ingestão por via oral tanto quanto por via Enteral, na ocasião de falha também da região gastrointestinal) e conceitos sobre dietas modificadas em consistência,no intuito de pincelar os assuntos propostos e gerar possibilidade de entendimento básico sobre os temas abordados.
Dietas Enterais:
Dietas enterais são utilizadas em pessoas que não conseguem suprir suas necessidades nutricionais através da alimentação oral, ou seja, com alimentos comuns ou líquido. Essas deficiências podem ser decorrentes da incapacidade de comer por causas como obstrução do trato gastrointestinal ou patologias do sistema nervoso central. A nutrição enteral é feita através de sondas onde os nutrientes são administrados lentamente de forma continua, permitindo uma maior absorção mesmo em pacientes com limitação da capacidade absortiva. As sondas podem ser utilizadas de forma nasoenterais, jejunostomia, ou gastrotomia, que varia de acordo com cada paciente. Essas dietas enterais podem ser feitas em casa ou compradas de forma industrializadas e que promovem o suporte nutricional.
Dietas Parenterais:
A nutrição parenteral é a única forma de alimentação para o indivíduo que não consegue se alimentar de forma oral ou enteral. Os nutrientes são infundidos diretamente na corrente sanguínea do paciente evitando assim problemas como baixa ingestão, ou absorção pelo trato