DIDÁTICA: EVOLUÇÃO HISTÓRICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO.
Jeanine Cunha Santos
RESUMO
Atualmente, a Didática vem passando por muitos questionamentos e sendo amplamente discutida e abordada por vários dentro da ideia de uma escola democrática. O contexto atual da educação debate sobre uma escola preparada para proporcionar um ensino de qualidade, respeitando a heterogeneidade e a individualidade da comunidade escolar. Uma escola que proporcione educação de qualidade para todos, visto que todo ser humano tem a capacidade de aprender de acordo com seus interesses e seu ritmo. Tanto a Didática como a metodologia estudam os métodos de ensino. Há, no entanto, diferença quanto ao ponto de vista de cada uma. A Metodologia estuda os métodos de ensino, classificando-os e descrevendo-os sem fazer juízo de valor. A Didática, por sua vez, faz um julgamento ou uma crítica do valor dos métodos de ensino. Podemos dizer que a metodologia nos dá juízos de realidades, e a Didática nos dá juízos de valor.
Palavras-chave: Didática; Escola democrática; Metodologia.
INTRODUÇÃO
Destaca-se que a em outros termos, os "ensinos" são compostos com base na estrutura global das ciências e da filosofia; e a arte de ensinar relaciona-se com normas e métodos extraídos das ideias de harmonia entre a fé, a natureza e as línguas. (HOFF, S. 2007, p.147)
A Didática, e a determinação de suas duas partes, constituíram a primeira tentativa que se conhece de agrupar os conhecimentos didáticos. A Didática surge graças ás ações de Ratke e Comênio. A Didática Magna de Comênio (1592-1670) deu inicio ao novo campo do saber humano. No século XVII, com o trabalho de Comênio, a Didática começa de forma sistematizada procurando formas específicas de ensinar, que obtenham melhores resultados na aprendizagem significativa. Portanto, cabe aos professores o desafio de propor atividades como criar as