Dicas ny
1. Escombros do World Trade Center - Por mais mórbido que possa parecer, o local virou ponto de visitação de turistas. Mesmo aqueles que não se emocionaram em 11 de setembro sentem um aperto no garganta ao passar pelo local.
2. Empire State Building - Depois da destruição do World Trade Center, o prédio voltou a ser o ponto mais alto de Nova York. A vista a partir de dois observatórios (um no 86º andar e outro no 102º) -com áreas parcialmente ao ar livre- é imperdível.
3. New York Public Library - Não tem nada a ver com os atentados terroristas, mas as escadarias e as estátuas de leão na entrada são o máximo. Você passa pela frente da biblioteca e acaba se lembrando de um monte de filmes que utilizaram o local como locação. A visita à biblioteca também permite que o turista se sinta um verdadeiro nova-iorquino. Basta comprar um lanche e se sentar nas escadarias ou num banco do parque para fazer a “merenda”. Pelo lado sério, o passeio vale pela arquitetura neoclássica e pela possibilidade de pesquisar a gigantesca coleção de livros.
4. St. Patrick’s Cathedral - Os nova-iorquinos ficaram mais apegados à fé religiosa depois dos atentados terroristas. Além de barato -não custa nada entrar na igreja-, o viajante terá a chance de conhecer a maior catedral católica dos Estados Unidos. É impossível não se emocionar ao assistir a uma missa da St. Patrick. O coral gregoriano é de arrepiar. Como a catedral é muito grande, o visitante pode ser obrigado a assistir a uma missa por um dos aparelhos de TV instalados pela catedral. Mesmo assim, vale a pena!
5. Grand Central Terminal - Passar pela Grand Central Station mostra do que os norte-americanos são capazes. Construída entre 1903 e 1913, a estação tem um teto desenhado com os símbolos do zodíaco. As escadarias de mármore lembram o período áureo das viagens de trem.
6. Brooklyn Bridge - Da ponte é possível ter uma visão do local onde antes ficavam as