Diabetes millitus
A sociedade tem se desenvolvido muito rápido nos últimos séculos, e com esse desenvolvimento a população tem aumentado gradualmente seu contingente, e no Brasil não foi diferente. O Diabetes Mellitus é considerado um problema de saúde pública na maioria dos países do mundo. No Brasil, a situação é muito semelhante, e o diabetes do tipo 2, a principal exteriorização desta síndrome, desempenha papel fundamental no desenvolvimento e manutenção desse panorama (ATENEUS,2006). O diabete mellitus (DM) é uma doença de importância mundial que vem se tornando um problema de Saúde Pública, tomando proporções crescentes no que se refere a aparecimentos de novos casos. É uma das principais doenças crônicas que afetam o homem, acometendo países em todos os estágios de desenvolvimento econômico-social. (GIRLLO FF, GOIRIN MIPC. Caracterização de pessoas com Diabetes Mellitus Tipo 2. R bras de enferm 2007 já-fev;60(1):49-59).
Com o aumento dos casos de diabetes, aumenta também o interesse dos estudiosos da área, pelos seus fatores causadores e suas consequências. E uma das suas consequências são os problemas psicológicos, que surgem, no sujeito portador, a partir de sua descoberta.
Esse trabalho tem como objetivo apresentar a doença para os leitores e principalmente os aspectos psicológicos, com o intuito de informar o leitor sobre alguns desses problemas que também trazem muitos transtornos para os sujeitos portadores da doença.
2. ASPECTOS MÉDICOS
2.1 O que é o Diabetes
O diabetes é considerado fator de risco, principalmente devido aos distúrbios importantes causados no metabolismo de lipídeos. O diabetes mellitus é uma síndrome de comprometimento do metabolismo dos carboidratos, das gorduras e das proteínas, causada pela ausência de secreção de insulina ou por redução da sensibilidade dos tecidos à insulina. Um aspecto característico desta doença consiste na resposta secretora defeituosa ou deficiente de insulina, que se