Diabelles tipo 2

1738 palavras 7 páginas
1. Introdução

O diabetes mellitus(dm) é uma sindome de etiologia multipla, causada pela deficiência relativa ou absoluta de insulina, resultante de alterações da função pancreática ou de resistência a ação da insulina nos tecidos alvo. Caracteriza-se fundamentalmente por hiperglicemia, sendo que sua evolução afeta o metabolismo de lipídeos e proteínas, além de promover complicações microvasculares ,microvasculares e neuropáticas (BRANCHTEIN & MATOS. 2007;29)
Modificações no estilo de vida ,são impresindiveis, quando há o aparecimento da doença,tendo assim que alterar a rotina com pratica de exercícios físicos, dietas, não fazer o uso do tabaco, ter seu índice de massa corpórea (IMC) dentro dos conformes,não ser sedentário ou seja procurar viver em homeostase (equilibrado) , são medidas preventivas, que pode prolongar o aparecimento, ou diminuir a intensidade dos efeitos.
Objetivo desta pesquisa é identificar as pessoas com fatores de riscos, em busca de alterar o estilos de vida, buscando uma vida mais saudável, para que a prevenção não só do diabetes como de outras doenças seja eficaz.
Foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos indexados na base de dados Scielo.

1. Histórico

Sabe-se que o diabetes do tipo 2 possui um fator hereditário maior do que no tipo 1. Além disso, há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. A incidência é maior após os 40 anos.(DIRETRIZES DA SOCIEDADE...,2007) Números da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que, em todo o globo, 987.000 mortes no ano de 2002 ocorreram por conta do diabetes, representando 1,7% da mortalidade geral. (Word health organization. 2003; 13)
Dados recentemente publicados, utilizando um outro modelo de relação entre incidência, prevalência e mortalidade específica da doença, indicaram que o excesso de mortalidade global atribuível ao diabetes no ano de 2000 foi estimado em 2,9 milhões de

Relacionados