Determinação do teor de AAS em comprimidos
I. Objetivo
Determinação do teor de peróxido de hidrogênio numa amostra de água oxigenada comercial.
II. Referencial Teórico
O peróxido de hidrogênio (H2O2), ou água oxigenada, é um liquido incolor, com viscosidade semelhante à de um xarope, que explode violentamente quando aquecido. As soluções aquosas diluídas de peróxido de hidrogênio são de uso comum. A solução aquosa a 3% de peróxido de hidrogênio é vendida em drogarias e utilizada como anti-séptico e alvejante. Os frascos de água oxigenada normalmente são escuros ou opacos, pois a luz provoca sua decomposição, conforme ração abaixo:
2 H2O2 (aq) → 2 H2O (l) + O2 (g)
Algumas pessoas utilizam a água oxigenada para clarear pêlos e cabelos. Soluções cuja concentração é superior a 30% de peróxido de hidrogênio são utilizadas industrialmente como alvejantes de madeiras e fibras têxteis e, ainda, na propulsão de foguetes. Pode-se apresentar tanto na forma líquida como em gel, a forma preferível, por ter um melhor controle da aplicação. É o agente clareador mais largamente utilizado em consultório odontológico (a uma concentração de 35%), justamente porque os sistemas clareadores à base dessa substância, ativados por luz e/ou calor que aumentam a quantidade de oxigênio nascente, são mais seguros e confortáveis para o paciente, além de serem mais rápidos.
O peróxido de hidrogênio na concentração de 35% apresenta um alto poder de penetração no esmalte e dentina, o que é justificado pelo baixo peso molecular e pela propriedade de desnaturar proteínas — macromoléculas de pigmentos — tanto as que estiverem na superfície do dente como as localizadas mais profundamente, o que aumenta o movimento de íons através do dente.
Deve-se levar em conta que este produto é cáustico. Por isso seu manuseio deve ser cauteloso, isolando todos os tecidos moles: gengiva, bochecha, língua e lábios do paciente5. O peróxido de hidrogênio apresenta um pH ácido em torno de 3, o que é