Desnutrição
O QUE É
A desnutrição é uma deficiência de nutrientes que resulta na carência qualitativa ou quantitativa de proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e sais minerais.
Nas crianças ela provoca atraso no crescimento e no desenvolvimento físico e retardo no desenvolvimento mental. Além disso, elas ficam mais sujeitas a contrair diversos tipos doenças que podem até levar à morte.
CAUSAS
Existem várias causas para a desnutrição. Ela pode resultar de:
Alimentação inadequada ou não balanceada
Problemas de digestão ou absorção
Determinados problemas médicos
A desnutrição pode ocorrer se não ingerir alimento suficiente. A fome/pobreza são as principais formas de desnutrição.
Em alguns casos, a desnutrição é muito leve e não apresenta sintomas. No entanto, outras vezes, pode ser tão grave que os danos ao corpo são permanentes, mesmo sobrevivendo ao problema.
Como exemplos de doenças causados pela desnutrição são: pelagra, beriberi, anemia, raquitismo, fragilidades ósseas, escorbuto.
A desnutrição continua sendo um problema grave no mundo inteiro, especialmente nas crianças. Pobreza, desastres naturais, problemas políticos e guerras contribuem para essa condição de desnutrição, e não apenas em países em desenvolvimento, pois a falta de informação sobre uma alimentação saudável e balanceada ocorre nos países desenvolvidos também.
SINTOMAS
Os sintomas variam e dependem do que está causando a desnutrição. No entanto, alguns sintomas comuns incluem cansaço, tontura e perda de peso, desmaio, ausência de menstruação, atraso no crescimento das crianças e perda de cabelo acelerada, sangramento nas gengivas, unhas quebradiças, língua inchada com rachaduras, dentes e ossos frágeis, manchas rochas pelo corpo pela carência de vitamina K e potássio.
PREVENÇÃO
Ter uma alimentação variada e balanceada ajuda a prevenir a maioria das formas de desnutrição.
TRATAMENTO
O tratamento geralmente consiste em repor os