desenvovilmento pre natal e nascimento

1429 palavras 6 páginas
Concepção

O primeiro passo no desenvolvimento de um ser humana é o momento da concepção, quando uma célula das quase 360 milhões de células do espermatozóide do pai se une ao óvulo materno, produzindo uma única célula-ovo fertilizada, conhecida como Zigoto.
As células humanas contêm quarenta e seis cromossomos. Esses cromossomos herdados da mãe e do pai combinam-se em vinte três pares. Mas, o vigésimo terceiro par (último), nem sempre combina, determina o sexo do bebê.
Por exemplo: as mulheres recebem dois cromossomos grandes conhecidos como cromossomos X, os homens recebem um cromossomo menor, conhecido como cromossomo Y, e geralmente um cromossomo X, maior. Um Y é considerado suficiente para fazer um homem, independentemente do numero de X

2. Os períodos de desenvolvimento pré-natal

As primeiras quarenta ou mais semanas de vida do bebê antes de nascer são passados dentro do útero. O tempo passado dentro de útero é geralmente dividido em três períodos : Germinal, Embrionário e Fetal.
O Período Germinal – que vai da concepção ao décimo quarto dia mais ou menos, isto é, na primeira e segunda semanas – rápida divisão celular, maior complexidade, viagem ao longo da trompa uterina e fixação na parede do útero.
O Período Embrionário – segunda à oitava semanas – desenvolvimento dos órgão e principais sistemas corporais (respiratório, digestivo e nervoso). Esta é a fase que o embrião se encontra mais vulnerável a influências do ambiente pré-natal e os embriões com defeitos graves originam abortos espontâneos.
O Período Fetal – oitava semana até ao nascimento – aparecimento das primeiras células ósseas (crescimento acelerado e complexificação dos sistemas de órgãos). Começam a registar-se movimentos, “não são passageiros passivos”: dão pontapés, viram-se, cerra os punhos, sorriem, soluçam, chupam no polegar (observado através de ecografias).

3. DESENVOLVIMENTO FETAL E ANORMAL

O feto começa de um embrião que cresce tornando-se um bebê durante a

Relacionados

  • APS: ADM
    2134 palavras | 9 páginas