Desenvolvimento do produto
[Conceitos Básicos] [Informações Adicionais]
Responsável:Prof. Henrique Rozenfeld; Daniel Capaldo Amaral Envie comentários ou sugestões para o(s) responsável(is) Conceitos Básicos
Fontes: Rozenfeld, H., 1997; Clark & Fujimoto, 1991; Clausing, 1993; Pugh, 1990, 1996.
Importância do Desenvolvimento de Produto
Não é novidade que desenvolver produtos tem se tornado um dos processos-chave para a competitividade na manufatura. Movimentos de aumento da concorrência, rápidas mudanças tecnológicas, diminuição do ciclo de vida dos produtos e maior exigência por parte dos consumidores exigem das empresas agilidade, produtividade e alta qualidade que dependem necessariamente da eficiência e eficácia da empresa neste processo.
Situação Atual
Um dos fatores bem conhecidos sobre o processo de desenvolvimento de produto é que o grau de incerteza no início deste processo é bem elevado, diminuindo com o tempo, mas é justamente no início que se seleciona a maior quantidade de soluções construtivas. As decisões entre alternativas no início do ciclo de desenvolvimento são responsáveis por 85% do custo do produto final. O custo de modificação aumenta ao longo do ciclo de desenvolvimento, pois a cada mudança, um número maior de decisões já tomadas podem ser invalidadas.
Assim, é por si só um desafio gerenciar as incertezas envolvidas num processo de desenvolvimento de produto, onde as decisões de maior impacto têm que ser tomadas no momento em que existe um maior número de alternativas e grau de incerteza.
Soma-se a isto:
- o fato deste processo se basear num ciclo projetar-construir-testar que geram atividades necessariamente interativas;
- de ser uma atividade essencialmente multi-disciplinar (trazendo fortes barreiras culturais sobre a integração);
- a existência de uma quantidade grande de ferramentas, sistemas, metodologias, soluções, etc.., desenvolvidas por profissionais/empresas de