Desenvolvimento de produto
Para iniciar um novo empreendimento é preciso ter uma Estratégia de Penetração de um derivado produto no mercado, como objetivo de planejar ações e metas a serem seguidos para ganhar participação de mercado.
A penetração de um produto no mercado é tão disputado que é preciso ter dois cunho estratégicos o Ofensivo e Defensivo.
A Estratégia Ofensiva tem o objetivo de ganhar participação de mercado através de disputa por cliente entre os concorrentes. Um exemplo a ser citado é a famosa promoção relâmpago.
Já a Estratégia Defensiva o objetivo é manter a atual participação de mercado por meio de ‘construção de barreiras’’ em relação os seus concorrentes, um exemplo é os produtos patenteados.
Na Estratégica de Penetração de Mercado temos alguns tópicos como: * Preço promocional: com a finalidade de oferecer preço diferenciado. * Diferenciação: criar um diferencial com objetivo de criar valor frente ao cliente final. * Parcerias como colaboração e cooperação: meios de parcerias de colaboração e cooperação de duas ou mais empresas elevando a vantagem competitiva das empresas envolvidas. * Licitações: garantindo uma demanda de produtos ou serviços fixo e constante por tempo determinado. * Degustação: uma estratégia comum no meio de produtos alimentícios. Uma excelente forma de trazer o cliente para dentro da loja afim de conhecer a qualidade do produto e serviço prestado pela empresa.
Um exemplo de um produto novo no mercado:
Um vinho novo chegou na prateleiras do mercado na qual seu concorrente é um vinho da classe A. Sendo que a melhor forma de penetração de mercado é a estratégia de degustação, o cliente ao degustar terá a certeza da qualidade, afim de ganhar o cliente da concorrente.
Desenvolvimento de produtos.
O desenvolvimento de produtos orientado pelo mercado é muito importante para empresas que almejam um desempenho diferenciado, exigindo o aperfeiçoamento contínuo dos processos associados a