Desenvolvimento da carreira de TI: as vantagens e desvantagens das certificações de TI
Ao mesmo tempo em que o verdadeiro valor das certificações tende a gerar debates infinitos, ele pode ser um parâmetro de comparação valioso para sua carreira.
Joshua Hoffman
Há muito tempo, as certificações são um tema controverso. Depois de se graduar na faculdade e ganhar experiência em campo como um administrador de sistemas real, por que um profissional de TI precisa passar pelo processo de sete exames de certificação, por exemplo, para obter a certificação Microsoft Certified Systems Engineer?
A resposta depende inteiramente de sua motivação em obter a certificação. Também é importante a percepção que outras pessoas têm do valor dessas certificações. Alguns acreditam que as certificações não são um indicador real do conhecimento de um indivíduo sobre um produto ou uma tecnologia. Eles acham que é muito fácil “manipular o sistema” e ser aprovado nos exames sem nenhuma experiência verdadeira.
No extremo oposto do espectro, outros dão uma ênfase talvez excessiva às certificações. Muitos gerentes de TI acreditam que as certificações são a única forma verdadeira e objetiva de medir um profissional capaz. Geralmente, a verdade provavelmente está entre esses dois pontos.
Os certificados do setor podem ser uma aquisição valiosa ao seu portfólio e seu currículo. Eles demonstram um nível de compromisso e um nível básico de conhecimento técnico. Isso pode ser valioso ao procurar uma próxima oportunidade de trabalho ou tentar avançar em sua função atual. As certificações podem ser uma excelente estrutura de aprendizado a ser usada na expansão de seu conjunto de habilidades em novos produtos ou novas tecnologias (consulte “Manutenção de carreira agendada”).
As certificações devem ser obtidas no contexto adequado. Ter uma certificação específica não garante a experiência nessa área. Você e seu empregador (ou empregador potencial) devem considerá-las como um aspecto de suas